Capitulo 1:O que significa o Ministério de Louvor Diante do Trono
Nove anos de existência, 22 estados brasileiros visitados, 25 álbuns lançados: multidões alcançadas. Originado de Belo Horizonte, Minas Gerais, o Ministério de Louvor Diante do Trono tem um objetivo único: abençoar vidas.
O grupo Diante do Trono conta com aproximadamente cinqüenta integrantes, entre profissionais e leigos que, juntos, entregam seu talento e sua vida se colocando a serviço da fé. Músicos de base, tocando os teclados, contrabaixo, guitarra, violões e bateria; uma orquestra de sopro, com trompetes, trombones, trompas, e saxofones; dançarinos e cantores: todos fazem parte da grande festa que é realizada a cada ministração. Com uma linguagem clara e objetiva, as canções cantadas pelo Diante do Trono têm permeado diversas classes sociais, segmentos religiosos e faixas etárias, sendo possível perceber através de cada música a mensagem de uma nova vida. São incontáveis os testemunhos vindos de todo Brasil, e também de outros países, que relatam histórias inspiradoras de recomeço, transformação e restauração.
O Ministério de Louvor Diante do Trono viaja por diversos lugares a fim de cumprir a missão a que se propõe e o chamado que lhe foi designado. Além das cidades brasileiras, cinco países já foram contemplados: Guatemala, Japão, Indonésia, Inglaterra e Israel. Os convites não param de chegar, e o Ministério quer ir aonde o Senhor o levar.
Com o crescimento do alcance do grupo e a convicção de que esse é apenas o início da jornada, o Diante do Trono teve como direcionamento a expansão de suas atividades que se concretizou por meio dos seguintes projetos: a editora Diante do Trono Publicações – que leva mensagens vivas de Deus através da palavra escrita; Crianças Diante do Trono - que transmite aos pequenos os ensinamentos de Jesus em uma linguagem só deles por meio de CDs, DVDs, livros, brinquedos e cadernos – os ministérios solos da Nívea Soares e de André Valadão; e ainda o Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono – uma escola inspirativa que prepara jovens para o cumprimento de seus chamados na área de Louvor e Adoração e Missões.Como fruto do trabalho, parte dos recursos captados é direcionada para o Projeto Ashastan – Índia Diante do Trono, uma casa de restauração para meninas vítimas da prostituição infantil criada pelo Ministério em 1998, ano da gravação do primeiro CD.
Cerca de 200 crianças já passaram pelo projeto e algumas, recuperadas, já trabalham na casa como líderes.
O Diante do Trono ainda sustenta um abrigo social para crianças em situação de risco em Belo Horizonte e todos os missionários da Igreja Batista da Lagoinha, que se empenham em levar a Palavra do Senhor a diversos locais do Brasil e de outras nações.Cada uma dessas ações e projetos visam cumprir a missão do Diante do Trono, que se expressa nas seguintes palavras:“Vivenciar e incentivar a adoração a Deus nas nações do mundo, influenciando a sociedade e a nova geração de adoradores com excelência, santidade e amor.”
O Diante do Trono tem uma história muito particular. Ele não nasceu da escolha dos seus integrantes, mas de um ideal de Deus plantado no coração de pessoas estratégicas. Há mais de 20 anos, várias pessoas que hoje integram o ministério já faziam parte do louvor da Igreja Batista da Lagoinha. Entre eles o maestro Sérgio Gomes, o baixista Roney Fares, a vocalista Soraya Gomes, a saxofonista Renata Leal, o regente Robinho. A Ana Paula Valadão, que hoje lidera o ministério crescia nos caminhos do Senhor participando das atividades da igreja, como filha do pastor presidente, Márcio Valadão.Em outubro de 1997, Ana Paula e o maestro Sérgio viajaram aos Estados Unidos para participar da gravação de um CD e também de um congresso, no seminário teológico onde ela estudou por um ano, após decidir interromper a faculdade de Direito e se dedicar integralmente à vida ministerial.
Ali eles viveram momentos decisivos, quando Deus a tratou quanto à convicção do seu chamado. Em suas orações Ana percebia que, sempre que abria os olhos, estava orando com os braços e as mãos erguidas em direção à bandeira do Brasil – no local do congresso haviam bandeiras dos países espalhadas pelas paredes. Então ela sentiu claramente que Deus a direcionava para a gravação do louvor congregacional que já acontecia na Lagoinha, a sua igreja.Ana Paula e Sérgio retornaram dos Estados Unidos na mesma época em que os pastores Márcio e Carlos Gomes retornaram da Índia, impactados pela situação das meninas vítimas da prostituição. Ao apresentarem ao pastor Márcio a direção que Deus lhe deu, ele logo aprovou e decidiram investir os recursos advindos do CD na criação e manutenção do Projeto Ashastan - Índia Diante do Trono, que trabalha para a recuperação daquelas meninas. Com a direção de Deus e a aprovação do pastor Márcio, Ana Paula e Sérgio buscaram formar um grupo com pessoas que já faziam parte do El Shamah, um dos grupos de música da igreja.
Nascia assim o Ministério de Louvor Diante do Trono, embora nessa época ele ainda não tivesse este nome e ninguém imaginasse a dimensão que o Senhor lhe daria.Começaram então os preparativos para a primeira gravação: composição das músicas, arranjos, levantamento da equipe técnica, preparação da igreja. Apesar de cantar desde a infância, Ana Paula ainda não tinha fluência para compor. Quando compôs a música “Não Temas” e cantou para um amigo, que achou a melodia feia. Mas isso não a parou. Tempos depois, veio a canção Diante do Trono, que deu nome ao primeiro CD e posteriormente ao ministério: “Enquanto tomava banho eu orava. Clamava a Deus com tanta intensidade que passei a chorar e a gemer na Sua presença. Minhas lágrimas misturavam-se com a água do chuveiro.
Assim brotava a melodia da música Diante do Trono. Ela nascia do meu interior com uma fluência incrível, e a letra começou a vir aos meus lábios de forma igualmente sobrenatural”, conta.No dia 31 de janeiro de 1998, como um milagre de Deus, o Diante do Trono gravou o seu primeiro CD dentro da própria Igreja Batista da Lagoinha. As músicas Manancial e Aclame ao Senhor marcaram o primeiro trabalho, já apontando Nívea Soares e André Valadão como promessas de líderes de louvor. Durante duas horas, 7.000 pessoas cantaram e dançaram, criando uma nova tendência e legitimando um novo conceito de música no meio cristão que segue alcançando o coração das pessoas por todo o mundo.
A repercussão gerada pelo primeiro CD estimulou a gravação do segundo. Em fevereiro de 1999 na Lagoinha, mais de 7.000 pessoas se reuniram novamente. Ao invés de apenas integrantes da própria igreja, a gravação do CD Exaltado contou com pessoas de outras regiões e o estilo do Diante do Trono se consolidou junto às viagens a vários estados brasileiros e outros países que ali se iniciaram. No ano seguinte, em julho de 2000, para a gravação do terceiro CD – Águas Purificadoras - os portões da igreja deixaram de ser suficientes.
As composições passaram a ser exclusivamente assinadas pela Ana Paula. O primeiro grande palco foi montado no Parque de Exposições da Gameleira em Belo Horizonte. 70.000 pessoas de vários estados brasileiros compareceram vindas em caravanas. O fluir do Espírito Santo foi visível através de cada canção e a música título Águas Purificadoras, passou a ser cantada em igrejas de todas as denominações.Nesse mesmo ano, mais sonhos foram realizados. A gravadora internacional Integrity Music, convidou o Ministério para gravar em português dois CDs já conhecidos: Shout to the Lord, gravado em inglês pelo ministério australiano Hillsong e o álbum Shalom Jerusalém, com Paul Wilbur.
Noites de bênçãos e realização. Aclame ao Senhor foi o mesmo álbum usado como referência anos antes pela Ana Paula para exemplificar o que ela sonhava realizar dentro da Lagoinha.O ano de 2000 trouxe ainda a consolidação da empresa Diante do Trono, que passava a ter departamentos em sua estrutura administrativa ganhando com isso mais força, aumentando a credibilidade e respaldando o trabalho já desenvolvido. Houve ainda a criação do Centro de Formação Missionária Diante do Trono, e o casamento da Ana Paula e do Gustavo Bessa, ambos ordenados pastores durante a cerimônia que contou com a presença maciça dos membros da igreja.
Com uma agenda intensa de viagens e um público crescente, o Ministério de Louvor Diante do Trono reservou o Estádio Governador Magalhães Pinto, o famoso Mineirão, para a gravação do quarto CD – Preciso de Ti. Em julho de 2001, 210.000 pessoas compareceram ao evento, sendo o maior público já registrado na história do estádio de acordo com a ADEMG (a instituição governamental responsável pela Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais). Apesar de ter sido realizada na época do “Apagão”, quando todo Brasil enfrentou um período de racionamento de energia, foram usados geradores que garantiram a gravação. Preciso de Ti marcou também a história do Diante do Trono ao receber três meninas indianas recuperadas pelo Projeto Índia.
Junto ao grupo elas cantaram e dançaram, como prova da possibilidade do resgate de vidas através de um trabalho sério e comprometido, ratificando a seriedade e a missão de resgatar vidas a qual o DT se propõe. Ali, a visão de que todo Brasil cantaria Preciso de Ti começou a tornar-se uma realidade.Por esse CD, o Diante do Trono foi reconhecido pelo Troféu Talento 2002, o Grammy da música gospel no Brasil, como Grupo do Ano e a música título do CD Preciso de Ti ganhou o prêmio de Música do Ano.
- O reino de Deus apresentado em uma liguagem só delas
Em julho daquele mesmo ano, o primeiro CD infantil - Crianças Diante do Trono - foi gravado. Uma oportunidade maravilhosa para levar a Palavra de Deus às crianças! A princípio com quatro personagens e a monitora Ana Paula, que cuida dos brinquedos na Brinquedoteca, o primeiro trabalho abordou questões gerais relativas ao universo cristão e valores universais.
Hoje já são seis os integrantes do Crianças Diante do Trono. Quem são eles? Bia: Uma boneca de pano que se achava feia por não ser loira dos olhos azuis, mas tem sua auto-estima resgatada após a canção “Aos olhos do Pai”. Meiga e doce, ela é uma personagem muito parecida com a maioria das meninas brasileiras.Ed: Um boneco de pano super alegre, inteligente e muito divertido, que usa grandes óculos vermelhos e tem a língua presa. Ed é um representante das minorias que prova que ser diferente pode ser legal.Vareta: Um divertido tubo, com muitas varetinhas dentro, que representa um tradicional brinquedo, que além de tudo, é acessível a todas as classes sociais.
Vareta é divertido e muito curioso.Tonico: Agitado e brincalhão, Tonico é o mais engraçado da turma. Ele é uma marionete de um conhecido animal em extinção da fauna brasileira: o Mico Leão Dourado.Bolota: Ele é uma bola colorida, marcada pelo bom humor e disposição. Bolota é o melhor amigo do Ed. Um brinquedo popular que não se limita à raça, sexo ou idade.Tuga: A Tuga é segunda personagem feminina. Ao contrário de uma tartaruga convencional, ela é elétrica, totalmente acelerada, a começar pelo tom de voz.
Tuga é uma tartaruga “porta-trecos” missionária. Como missionária, ela já viajou pelo mundo todo alegrando crianças e levando muitas coisas lindas e interessantes dentro do seu casco.Crianças Diante do Trono foi o início de um sonho, que hoje já se expande para a Albânia e Polônia, através da gravação do CD nessas línguas, com crianças dessas nacionalidades e distribuídos gratuitamente por agências missionárias e igrejas parceiras.
Capitulo 5:Brasil Diante do Trono - A nova estratégia de uma visão
Nessa época o grupo recebeu de Deus uma nova direção para as suas ministrações: a visão Brasil Diante do Trono. A partir de então as ministrações chamariam o povo ao arrependimento pelos pecados da Nação. De acordo com essa orientação aconteceriam três grandes ajuntamentos direcionados por Deus: Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
O estádio Maracanã, no Rio, foi o primeiro palco, em dezembro de 2001. Em forma de coletânea a gravação do CD Brasil Diante do Trono reuniu no Maracanã 180.000 pessoas.O segundo grande ajuntamento aconteceu em julho de 2002, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília - a capital política do país. Um público, segundo a Polícia Militar local, de 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) pessoas gravou o 5º CD, Nos Braços do Pai, o que representou um recorde na capital nacional. Um evento glorioso, durante o qual as pessoas reconheceram o Deus Pai e puderam ver-se como filhos, envolvidos em uma atmosfera de relacionamento, e não religiosidade.
No Troféu Talento daquele ano, Nos braços do Pai ganhou o prêmio de Melhor CD de Louvor e Adoração, e foi reconhecido novamente como Grupo do Ano. Outras grandes bênçãos concedidas por Deus em 2001 foram os lançamentos do segundo CD da série infantil Crianças Diante do Trono - Amigo de Deus, e do primeiro CD solo da Nívea Soares, gravado em estúdio - Reina sobre mim.O último ajuntamento da série Diante do Trono foi marcado para 12 de julho de 2003, em São Paulo. A maior cidade do país hospedou 2.000.000 (dois milhões) de pessoas, que compareceram a Avenida Santos Dummont, na noite mais fria do ano, para gravar Quero me apaixonar. Cada participante teve como desafio levar um quilo de alimento não perecível junto a uma mensagem evangelística anexa.
40 toneladas foram arrecadadas e redirecionadas para cidades em estado de emergência no norte do estado de Minas Gerais. As caravanas começaram a chegar ao lugar com dois dias de antecedência e ao final do evento mais uma vez foi constatada a ausência de ocorrências policiais e depredações. No Troféu Talento 2004 o Diante do Trono foi o grupo mais premiado da noite, levando para casa sete troféus. O DT foi pela terceira vez eleito Grupo do Ano e Ana Paula Valadão recebeu o prêmio de Melhor Intérprete Feminino.
O álbum Quero me Apaixonar ficou com os prêmios de Melhor CD de Louvor e Adoração, Melhor CD Ao Vivo e ainda CD do Ano. Da gravadora Diante do Trono foram ainda premiados Nívea Soares, como Cantora Revelação, pelo CD solo Reina sobre mim e o projeto Crianças Diante do Trono com o CD Amigo de Deus, como Melhor CD Infantil.
Capitulo 6:Prosseguindo para o alvo: o Brasil
As três capitais foram atingidas, mas ainda há o desafio de ver o Brasil sendo transformado. Para o sétimo CD, a missão de cobrir a nação de louvores se manteve. O próximo alvo estabelecido foi o nordeste. No dia 10 de julho de 2004, 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) pessoas compareceram a gravação ao vivo de Esperança, em Salvador, uma cidade com 2,5 milhões de habitantes. O centro do poder baiano – Centro Administrativo da Bahia - hospedou o segundo evento de sua história, sendo o primeiro a visita do Papa João Paulo II, em 1982.
Ao som de tambores o coral formado por 5.500 baianos e a multidão participaram ativamente de cada momento, fazendo de Esperança uma grande festa.Nesse mesmo ano o Centro de Formação Missionária Diante do Trono ganhou uma nova estrutura, uma nova proposta e um novo nome: Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono. Dirigido pelo pastor Gustavo Bessa e com o oferecimento de dois cursos: Louvor e Adoração e Missões, jovens de todo o Brasil e ainda de outros países vieram a Minas Gerais para aprender com os integrantes do DT e outros professores durante dois anos.
Com um campus próprio, na cidade de Santa Luzia, os alunos contam com uma estrutura física de moradia e estudo, que proporciona a cada um o desenvolvimento de seu chamado pessoal e o cumprimento de sua vocação.Ainda em 2004, André Valadão gravou seu primeiro CD solo, Mais que abundante, em uma das noites do V Congresso Internacional de Louvor e Adoração Diante do Trono, dando início ao seu ministério individual. No final do ano, Nívea partiu para a gravação do segundo CD solo, mas dessa vez ao vivo, no templo da Igreja Batista da Lagoinha – Enche-me de Ti, dando continuidade ao seu próprio ministério.
E como não podia faltar, o terceiro álbum infantil Quem é Jesus?, chegou ao público, levando às crianças a história do Messias, a partir da criação do mundo e da queda do homem.Esperança levou no Troféu Talento os prêmios de CD de Louvor e Adoração e CD do Ano. O Diante do Trono foi eleito o melhor Grupo de Louvor, e André Valadão, foi considerado Revelação Masculina e Cantor do Ano. O projeto infantil Quem é Jesus? foi premiado como Melhor Projeto Gráfico CD Infantil.
Capitulo 7 2005: Unidade, milagres e o compartilhar do evangelho
O sul foi a região determinada para o ano de 2005.
Porto Alegre, na hora do pôr-do-Sol, 300.000 pessoas se reuniram durante o rigoroso inverno do sul do Brasil para gravar o oitavo CD Ainda existe uma cruz. Às margens do Rio Guaíba, o maior evento evangélico já realizado no Rio Grande do Sul, lembrando que o filho de Deus veio a Terra, habitou entre os homens e se deu por amor.
Utilizando o que há de melhor em tecnologia e equipamentos, o evento registrou a presença de 700 caravanas cadastradas, vindas até mesmo de Belém, no estado do Pará.Ainda em 2005, André gravou o seu segundo álbum solo: Milagres. Com propostas cada vez mais arrojadas, André tem direcionado o seu ministério para um público mais jovem, que encontra em seus CDs músicas bem trabalhadas e mensagens dos impossíveis que Deus faz em favor de seus filhos.Já na área infantil, com o tema Vamos Compartilhar, as crianças aprenderam a importância de falar sobre o amor de Jesus a todas as pessoas independentemente de quão bem pareçam estar. Afinal, “quando a gente sabe uma notícia muito boa, é preciso contar para os outros também”, como diz a música título do CD.
No Troféu Talento desse ano, Nívea Soares foi reconhecida pelo seu trabalho em Enche-me de Ti, como Cantora do Ano, fazendo dobradinha com André Valadão que foi premiado como cantor.
Capitulo 8:Do Brasil para as nações
2006 – Ano de eleições, em que o Brasil perdeu a Copa do Mundo de futebol e a violência assustou a sociedade. Nesse cenário o Diante do Trono teve como clara visão a importância de se interceder pelo país. Durante o VII Congresso Internacional de Louvor e Adoração, André Valadão gravou o terceiro CD – Alegria.
Em uma das canções profetizou que o país do futebol é o país da adoração. Em julho foi a vez da região norte receber o Diante do Trono para a gravação do nono CD - Por amor de ti, oh Brasil – em Belém do Pará, com canções que dizem: “Por amor de ti, oh Brasil, não me calarei e nem me aquietarei.
Vós que fareis lembrado o Senhor não descanseis e nem dê a Ele descanso até que nos ponha por objeto de louvor na Terra”. Uma canção intercessória que tem o objetivo de levar cada brasileiro a reconhecer o seu papel como guardas do seu próprio país.Um antigo sonho ainda tornou-se realidade no primeiro semestre de 2006.
O lançamento de um projeto instrumental, com as músicas que fizeram a história do ministério, mas com uma nova roupagem, em novas versões. Ainda nesse ano foi lançado o CD infantil A Arca de Noé, que introduziu uma nova personagem na turma: a Tuga. Com a doçura das canções e dos diálogos a turminha aprendeu uma linda história sobre obediência e fidelidade, que está registrada no Velho Testamento.
Nenhum comentário
Postar um comentário