Tecnologia do Blogger.
Seja Bem Vindo ao Blog em Homenagem ao Diante do trono│Fique na Paz de Jesus

DT na TV

Diante do Trono

Tu Reinas

Crianças Diante do Trono

Portfolio

News Diante do Trono

» »Unlabelled » Pirataria: sobrevivência ou falta de ética?

Pirataria: sobrevivência ou falta de ética?
Como se não bastasse a violência, a corrupção e tantas outras “cenas” que têm denegrido a imagem do País, agora a pirataria o coloca no vergonhoso 2º lugar do ranking mundial. Nos últimos anos essa prática cresceu assustadoramente. Segundo matéria publicada pela Revista Veja on-line (Geral - Edição 1.724) o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da pirataria de CDs. Nessa matéria, a Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), informa que 52 mil CDs foram pirateados no Brasil, superando até mesmo a pirataria russa que fica no nada invejável 3º lugar deste podium.
O Dicionário Aurélio define como “pirata” a pessoa que não respeita os direitos de autoria ou de reprodução que vigoram sobre determinadas obras ou produtos, como por exemplo, literários, musicais e informática; seja produzindo ou utilizando cópias ilegais. A pena para quem pratica a pirataria é de 1 a 4 anos de reclusão e multa previstas no Art.184, parágrafos 1º e 2º do Código Penal. Na mesma pena incorre quem importa, aluga, vende, expõe à venda ou tem em depósito. Mais do que em outros tempos, a pirataria se apresenta explícita como uma vilã de trabalhos que milhares de pessoas se esforçaram para realizar. As conseqüências para a indústria fonográfica são visíveis: queda nas vendas. Gravadoras em todo o país estão sofrendo com a “concorrência” desleal da pirataria. A gravadora evangélica MKPublicitá, uma das maiores do Brasil, tem tido grandes prejuízos em virtude da reprodução ilegal de seus trabalhos.
“Os prejuízos são incalculáveis, a pirataria deixa a gravadora MK totalmente sem ação, pois não há uma forma de detectarmos de onde vêm os CDs piratas. Acreditamos que existam várias fontes, tanto no Brasil quanto no exterior. A pirataria pode destruir a indústria fonográfica nos causando danos irrecuperáveis”, diz Yvelise de Oliveira, fundadora e presidente da gravadora MKPublicitá. Produção e pirataria: Procedimentos e opiniões divergentes Desde pequeno, o ser humano é ensinado a não defraudar o que é do seu próximo. Mesmo quem não é cristão sabe que isso é errado. Entretanto, existem certas fraudes que passam despercebidas e recebem até uma “roupagem” de trabalho. Assim é a pirataria. Uma nova forma que os camelôs encontraram para “sobreviver”.
As gravadoras, os autores, os músicos e donos de lojas que vendem CDs são totalmente contra a prática da pirataria. A Seara Livraria – pertencente à Igreja Batista da Lagoinha – que também vende CDs, é uma das lojas prejudicadas. De acordo com Iara Fonseca Rodrigues, 27, operadora de caixa, além de afetar o mercado e o próprio cliente, a pirataria, no caso da Seara, afeta principalmente o trabalho no campo missionário. “A pirataria não traz prejuízos somente para a Livraria Seara, mas principalmente para o trabalho missionário, pois tudo o que vendemos é destinado a Índia.” Iara conta ainda que enfrenta reclamações dos clientes a respeito da qualidade dos produtos pirateados. “Acontece, muitas vezes, de estragar o próprio som do cliente. Já ocorreu conosco de pessoas virem até a livraria para reclamar dos CDs da Lagoinha que elas compraram. Depois descobrimos que o CD que elas adquiriram, foi comprado no camelô.
O Ministério de Louvor Diante do Trono não faz fita cassete e já apareceu fita cassete do Diante do Trono e cliente se queixando da qualidade. Todos saem perdendo: o Diante do Trono, a Livraria Seara, o cliente e os cantores que têm uma parte repassada a eles. Mas, sem dúvida nenhuma, o prejuízo é para o trabalho missionário”, enfatiza. Yvelise também faz severas críticas à atuação dos piratas. “Os camelôs que vendem CDs piratas se “plantam” de forma ostensiva na porta das igrejas após apresentação de um artista da MK e até mesmo em nossos shows.
No centro do Rio de Janeiro, o atrevimento é tamanho que as bancas de ambulantes colocam até cartazes de CDs da MK. A qualidade dos CDs é horrível e as capas feitas em xerox. É lamentável que tenhamos que ver nossos produtos - que tem alto nível de qualidade e são feitos com tanto cuidado - serem vendidos como lixo”, desabafa. Os ambulantes rebatem às críticas usando a já conhecida expressão: “vender para sobreviver”.
Com esse argumento, a pirataria tem invadido o País. A freguesia é atraída pela música que vem das caixinhas de som colocadas pelos ambulantes em suas barracas. “A desculpa dos camelôs é absurda, pois pirataria é roubo, e roubo não é trabalho. É preciso que as pessoas tenham consciência de que ao comprar um CD pirateado ela está sendo conivente com isso.
Não dá para confundir um CD da MK com um pirateado, só se deixa confundir quem quer”, diz Yvelise. ...“responderam: de César. Então lhes disse: dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Mateus 22:21.) Jesus nos ensinou a honrar e a respeitar o próximo e a dar tributo a quem é de direito. Infelizmente o mundo tem desprezado as sábias palavras do Mestre que, mesmo sendo Deus, pagou tributo a César deixando o exemplo de que devemos honrar e respeitar também a lei dos homens.
Como muitos não recebem a correção devida e, até mesmo têm lucros nos seus negócios fraudulentos, acham que continuarão imunes todo o tempo. Contudo, vale lembrar que o “Dia do Juízo” ainda está por vir. Um grupo musical, evangélico ou não, dedica seu talento, tempo e investimentos para colocar seu trabalho no mercado. As pessoas precisam se conscientizar de que praticar a pirataria é errado.
Não se pode ignorar esse fato. Isso vale também para aquelas pessoas que consomem os produtos pirateados. A pirataria é como dinheiro falso, não tem valor real. O crime não compensa. Todo mundo sai perdendo com essa prática aparentemente vantajosa, mas ilegal.
Ana Paula Costa

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Um comentário

Anônimo disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!

http://www.vejablog.com.br/blogblog

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo


Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Select Menu